Support

Partner

Carrer

Connect Socially

Rua Barão do Rio Branco, 720 - Anexo 1 - 4º Andar
(41) 3350-4658
leonidas.dias@cmc.pr.gov.br
Get Free Quote
Velódromo Adir Romeo: Homenagem ao pioneiro do ciclismo
Home » Business  »  Velódromo Adir Romeo: Homenagem ao pioneiro do ciclismo
There are many variations of passages of Lorem Ipsum available, but the majority have suffered alteration in some form.

Homenagem póstuma foi aprovada nesta terça-feira (15), em primeiro turno.

Em primeira votação, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decidiu homenagear a história e a trajetória do pioneiro do ciclismo curitibano e paranaense, Adir Luiz Romeo. Falecido em 2024, aos 66 anos, ele dará seu nome ao Velódromo do Jardim Botânico, onde foi professor por 34 anos. O projeto de lei foi votado na manhã desta terça-feira (15) e recebeu 31 votos favoráveis, unanimidade em plenário.

A iniciativa é do vereador licenciado Marcelo Fachinello (Pode), em coautoria com Leonidas Dias (Pode). “Foi professor, técnico, atleta e administrador do esporte. Formou gerações de ciclistas e introduziu milhares de crianças e jovens no esporte”, explica a justificativa da proposição (008.00015.2024, com substitutivo geral 031.00064.2025). Ele também foi organizador de eventos e competições, e técnico da Seleção Brasileira Olímpica de ciclismo entre 2001 e 2010. 

A votação foi acompanhada por familiares do homenageado, sua esposa, Luciane Pontarolli Romeo, e um de seus filhos, Davi Pontarolli Romeo; do secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, e vereador licenciado, Professor Euler; e dos ex-secretários da pasta, Carlos Eduardo Pijak Junior e Emílio Trautwein; de Rogério Bufrem Riva, diretor de Infraestrutura Esportiva da Secretaria de Estado do Esporte, e outros servidores da pasta, representando o secretário Helio Wirbiski; e do ex-presidente da CMC e suplente de senador, Paulo Salamuni. 

“O velódromo fica aqui no Jardim Botânico e é um local tradicional do ciclismo paranaense, nacional e internacional. Esta é uma justa homenagem ao Adir Romeo, que dedicou boa parte da vida ao ciclismo, ao fomento, ao desenvolvimento desta modalidade aqui em Curitiba, no Paraná e no Brasil, levando este esporte para todo o país e para fora dele”, disse Marcelo Fachinello, em vídeo exibido durante a discussão. O vereador agradeceu Leonidas Dias por ter adotado o projeto de lei, “já que não estou mais, momentaneamente, na Câmara Municipal”.  

“A história de Adir Luiz Romeo está diretamente interligada com a evolução do ciclismo no Paraná, tendo sido responsável por significativa parcela de contribuição ao desenvolvimento e divulgação deste tão importante esporte, que já conquistou vários adeptos e tem revelado muitos talentos”, destacou Dias, em plenário. Servidor de carreira da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), ele era especialista em Treinamento Desportivo pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). 

Sua trajetória como treinador foi extensa: ele participou do Mundial de Juniores Pista e Estrada nos Estados Unidos (1991) e em Quito, Equador (1994); do Pan-Americano do Rio (2007); da Olimpíada da Juventude, em Singapura (2009); da Copa do Mundo de Melbourne, na Austrália (2010). “Seu grande marco histórico de reconhecimento no esporte veio em 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, quando Adir Luiz Romeo foi um dos condutores da Tocha Olímpica aqui em Curitiba”, relembrou o parlamentar. 

“O professor Adir ajudou muito na difusão do esporte, como servidor público, inclusive colocando a modalidade do ciclismo em competições como os Jogos Universitários e outras em Curitiba e pelo estado do Paraná. Como técnico da Seleção Olímpica de Ciclismo, ajudou a revelar muitos atletas e fazer com que eles pudessem competir em alto nível, em nível internacional”, complementou Fachinello. 

“Não existiria o Velódromo de Curitiba sem o professor Adir, mas acho que também não existiria o professor Adir sem o velódromo. Eles se complementavam. Era a segunda casa do professor Adir. Esta é uma homenagem mais do que justa, é merecida. Ele tinha orgulho de estar com a camisa da Smelj e como atleta, como servidor exemplar, mostrou que sentia orgulho de trabalhar na Smelj, pela Smelj e pelos atletas de Curitiba. [...] Agora nosso Velódromo tem um nome de verdade”, finalizou o secretário de Esporte da cidade, Professor Euler.

A homenagem também foi apoiada por diversos vereadores em plenário, que destacaram que a história de Adir Romeo representa um legado para o esporte e para toda a cidade. Declaram apoio ao projeto de lei Bruno Rossi (Agir), Camilla Gonda (PSB), João da 5 Irmãos (MDB), Rafaela Lupion (PSD), Serginho do Posto (PSD), Sidnei Toaldo (PRD) e Tico Kuzma (PSD). Com a aprovação da matéria, esta retornará à pauta de amanhã (16), em segundo turno, antes de seguir para sanção do prefeito Eduardo Pimentel.